A Doença de Alzheimer é definida como uma patologia neurodegenerativa de característica progressiva e se manifesta cognitivamente, impactando diretamente a autonomia. As conexões neurais se degeneram e morrem, afetando principalmente a memória.
O sintoma mais comum é o declínio de memória recente, onde os pacientes perdem a capacidade de memorizar situações atuais e, por outro lado, se lembram muito de situações passadas. Muitas vezes falam com detalhes sobre a infância e juventude e repetem as mesmas histórias por repetidas vezes.
Além da alteração de memória, há outras repercussões:
· Transtornos do humor
· Depressão
· Agressividade (em casos mais avançados)
· Alucinações
· Irritabilidade
· Hiperatividade
· Lentificação para realizar suas atividades
· Perda de peso
· Apatia
Esses pacientes necessitam de acompanhamento fisioterapêutico. Nas sessões, serão estimulados através de exercícios que trabalham o físico e o cognitivo, desafiando e promovendo atividades específicas que tratem as repercussões causadas pela doença, levando em conta a individualidade do paciente e de que forma a doença afeta sua qualidade de vida. A fisioterapia é extremamente importante nesse processo!
Aqui na TheraÁxis contamos com profissionais especializados e prontos para oferecer um serviço de qualidade e atendimento humanizado.
コメント