A Fibromialgia é considerada uma doença crônica, onde não há inflamação e de origem desconhecida, ou seja, não se sabe de fato o que causa essa síndrome. Ela traz inúmeras consequências aos seus portadores e não é fácil de diagnosticar. Um dos sintomas mais comuns são as dores no sistema musculo-esquelético, mas também pode se manifestar em outros sistemas.
Ela se confunde com outras patologias como depressão e fadiga, pois o portador normalmente se sente muito cansado e sem ânimo.
Mesmo não apresentando uma lesão aparente, a dor crônica dos pacientes que possuem fibromialgia é real, pois acontece por uma alteração no mecanismo de dor, onde há um aumento da sensibilização, e por esse motivo, ela deve ser assistida e tratada.
A fisioterapia atua no alívio dos sintomas como dor, fadiga e cansaço extremo, onde, através do atendimento humanizado e baseado na ciência, o paciente será cuidado, ouvido e orientado para que tenha qualidade de vida e consiga realizar suas atividades de vida diária, diminuindo assim, o impacto da síndrome na vida dele.
Comments