Em 2020 o mundo todo começava uma luta contra o coronavírus. Muitas pessoas perderam entes queridos, adquiriram a doença, foram internadas ou entubadas, precisaram de ventiladores mecânicos, ou não, utilizaram cateter nasal para suprir a falta de oxigênio, precisaram ficar afastadas de suas famílias e se reinventaram para dar conta de tudo o que estava acontecendo.
No começo, o COVID-19 era visto como uma doença respiratória e só, mas o tempo foi passando, e cada vez que um artigo científico era liberado, mais se sabia e mais se entendia que não era apenas uma doença pulmonar. Além disso, o longo tempo de internação, prejudicou ainda mais esses pacientes.
Dentre os principais fatores do pós covid, podemos citar:
· Respiração curta
· Fadiga muscular global
· Dores no corpo (cabeça, pernas, braços e coluna)
· Perda de massa muscular
· Alteração de olfato e paladar
· Alterações de memória
· Alterações de concentração
· Déficit de equilíbrio
· Alterações do sono
E muitas outras alterações!
Com isso, a fisioterapia exerce um papel fundamental e extremamente importante na recuperação desses sistemas que foram afetados, garantindo ganho de massa muscular, fortalecimento, melhora do equilíbrio, memória e respiração além da melhora da qualidade do sono.
Se você teve ou conhece alguém que teve COVID-19, faça uma avaliação fisioterapêutica e melhore sua qualidade de vida, se recuperando das repercussões que essa doença gerou. Há muito o que ser feito!
Comments