A osteoporose é uma doença que tem como característica a diminuição da massa óssea, gerando uma deterioração da micro-arquitetura do osso, ou seja, deixando o osso frágil e mais suscetível a fraturas. De forma contínua, nosso corpo tem a capacidade de depositar tecido ósseo. Ao mesmo tempo que o absorve, ele faz uma manutenção, tirando e repondo massa óssea pra que ele se mantenha firme e saudável. Na osteoporose essa manutenção não ocorre de forma eficaz e perde-se mais do que se repõe.
Esta doença atinge mais as mulheres após a menopausa, mas homens também podem apresentar esse diagnóstico. Ela pode ser primária (tipo I e tipo II) ou secundária. Em sua forma primária, tipo I, ocorre em mulheres que estão na menopausa. O tipo II está relacionado diretamente com o processo de envelhecimento causado por uma deficiência no cálcio e diminuição da produção óssea. Já a osteoporose secundária, acontece a partir de patologias inflamatórias, como alterações hormonais, artrite reumatoide, hipertireoidismo e até mesmo o uso excessivo de corticoides que prejudica a absorção do cálcio no intestino, facilitando sua eliminação pela urina. Podemos preveni-las com algumas ações diárias:
- Tome sol regularmente (procure fazer antes das 10:00 e após as 15:00);
- Evite o consumo de tabaco ou bebidas alcoólicas;
- Faça exercícios físicos regularmente (aqui na TheraÁxis encontraremos a melhor forma
de te ajudar);
- Alimente-se bem, optando por alimentos saudáveis que sejam ricos em cálcio e
vitamina D (pra isso, faça um acompanhamento nutricional);
- Mantenha seus exames de rotina em dia;
É importante ressaltar também que a osteoporose é um dos principais fatores de risco de quedas em idosos, pois o osso fica mais suscetível a fraturas por estar fragilizado.
A prática de exercício físico promove a manutenção do tecido ósseo e é primordial para prevenir e tratar a osteoporose.
Comments